23 de novembro de 2010

John Lennon 70 Anos


Após o show de Paul no Brasil chegou a opinião...
De acordo com a legislação, 70 anos é a idade na qual se é oficialmente velho. Só que o Rock'n'roll contradiz em absoluto essa afirmação. Seja porque guitarras não envelhecem (e as mais bonitas e charmosas são as Fender, Ricks, Gretshes, Les Paul com seus desenhos clássicos), seja porque os rockeiros também não ficam velhos. A não ser que você se apegue ao senso comum de que ruga é velhice.

Ringo Starr completou 70 anos em 2010. John Lennon completou 70 anos em 2010. Um está vivo na terra. O outro permanece vivo nos nossos corações e na obra que deixou. Envelhecer fisicamente, não envelheceu. Sequer enrugou. Com 40 anos de idade, estava magro e sem espaço para flacidez do corpo.

Que teria sido de John Lennon se permanecesse vivo nesta terra e tivesse atravessado a eferverência dessas últimas três décadas? Como estaria lidando com as redes sociais e a internet? O que acharia dos downloads pagos? Creio que seria favorável aos torrents piratas. Os projetos Anthology, Let it Be...Naked, Live at BBC, e Yellow Submarine Songtrack teriam saído com ele entre nós? Let it Be teria sido relançado digitalmente? O Lennon que sequer conheceu o CD, o que acharia do DVD blue-ray?

John Lennon não faz falta somente porque desfalcou os Beatles para sempre quando se foi. É que não há ninguém no espaço que ele ocupou. Nem nunca haverá. Por isso continuamos a cultuá-lo. Nenhum outro cara expressou nas composições a dor e a delicia de ser o que é como ele. Quando ouço "Jealous Guy" fico observando como Lennon sabia ser com toda simplicidade o poeta do cotidiano. Qual homem não sofreu dores de amores e não sentiu ciúmes alguma vez nesta vida? E quem entre nós não tem momentos de absoluta identificação com o conteúdo da letra de "In my Life"?

O cargo mais cobiçado do mundo do Rock'n'roll bem poderia ser a 'curadoria' do acervo deixado por John Lennon. Porque lá existe uma essência que Yoko Ono não consegue captar, nem ela que viveu tantos anos perto de Lennon mas, por se achar superior a ele, não consegue compreender o sentido de certas coisas. Talvez por isso não nos saiba repassar o que tem lá, nas entranhas dos arquivos dos sons e das imagens. O John Lennon que sabemos, conhecemos, sentimos, mas não conseguimos rotular nem explicar.

John é resistente, e se faz presente quando a gente ouve uma "Gimme Some Truth" ou "Crippled Inside" ou "Oh My Love". Aflora quando nos rebelamos e quando mandamos às favas as regras estabelecidas.

Paul McCartney veio ao Brasil novamente,e eu estou lembrando de John Lennon, de como ele reagiria ao ver Paul com 68 anos dentro de imensos estádios se exibindo ao mundo nos palcos, tocando e cantando Beatles sem trauma, culpa ou medo. John Lennon adicionaria muito mais charme viço e conteúdo ao velocissimo mundo digital. Adicionaria mais Rock'n'roll puro, qualidade, simplicidade e verdade também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário